O conceito de seguro é todo contrato pelo qual uma das partes, segurador, se obriga a indenizar a outra, segurado, em caso de ocorrência de determinados sinistro, em troca do recebimento prêmio de seguro. No entanto, é um dinheiro que muitas das vezes não é utilizado de acordo com o motorista e seus arredores.
Com isso, surge a pergunta: será que devo assegurar o meu carro? Bom, é difícil dizer porque cada situação é singular e dependo de tudo e de todos. Contudo, se você mora em lugares como o Brasil, o risco de acontecer algo com o veículo, mesmo que não seja a sua falta é muito grande. Diria que não possuir seguro de carro é um “roleta russa”. Ninguém nunca sabe o que acontecerá.
Mas caso você acredite que o dinheiro investido no seguro nos seus últimos anos daria pra consertar pelo menos 5 vezes o seu carro, ou ainda, daria pra comprar até um carro novo. Aí, o ideal é você avaliar os custo x benefício de não possuir um.
Entretanto, lembre-se de sempre levar em consideração as estatísticas de roubo, acidentes ou “problemas naturais” na sua região. Depois de tudo analisado. Não mais no que você poderá dizer que o seguro é necessário ou não. Mas, se tiver dúvidas é melhor contratar pelo menos um simples que ajude nas futuras despesas. O carro é um bem assim como qualquer imóvel, e poder dirigir sem preocupação é sempre válido!